Depois de São Francisco de Assis e São Vicente do Sul, Mata é alvo da Fiscalização do Gaeco Segurança Alimentar
19/08/2022 10:41 em Geral

 

Em fiscalização do Programa Segurança Alimentar RS realizada nesta quinta-feira (18), agentes da força-tarefa apreenderam em torno de 1600kg de alimentos impróprios para o consumo em quatro estabelecimentos no município de Mata. Um dos mercados fiscalizados não possuía a atividade de açougue em seu alvará sanitário. Todos os estabelecimentos foram autuados.

Conforme o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Segurança Alimentar, Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, as principais irregularidades encontradas foram carnes armazenadas de forma inadequada, produtos sem procedência, com a validade vencida ou sem prazo de validade e alimentos clandestinos.

O Gaeco Segurança Alimentar tem atuado de forma rígida nos últimos dias na região. Na última terça-feira (16), em ação em São Vicente do Sul, foram apreendidos 3600kg de alimentos considerados inapropriados para consumo. Foram fiscalizados 6 estabelecimentos, sendo que um açougue foi parcialmente interditado. Entre os principais problemas encontrados estavam produtos com validade vencida ou sem validade indicada no rótulo, alimentos armazenados de forma inadequada, carnes sem procedência e fabricação clandestina de alguns alimentos. Um dos mercados fiscalizados estava realizando a comercialização indevida de medicamentos.

Há uma semana, no dia 11 de agosto, o grupo esteve em fiscalização na cidade de São Francisco de Assis, onde 2400kg de produtos foram apreendidos e inutilizados para o consumo. Segundo o Ministério Público, na cidade foi encontrada grande quantidade de carne clandestina, sem indicação de procedência e sem fiscalização dos órgãos competentes, além de produtos vencidos e armazenados em temperatura inadequada. 

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado - GAECO - é um órgão do Ministério Público que atua diretamente na identificação, investigação e repressão das atividades de organizações criminosas no Estado do Rio Grande do Sul. Integrado por Promotores de Justiça designados pelo Procurador-Geral de Justiça, é composto por Núcleos Regionais e por um Núcleo de Segurança Alimentar, que abrangem a totalidade das comarcas e municípios do Estado. 

 

Texto*: Ronei Bueno (*Com informações do MPRS)
Fotos: MPRS

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!