O hospital São Vicente Ferrer foi novamente destelhado na tarde deste domingo (16) após a passagem de chuva acompanhada de rajadas de vento e granizo de pequeno tamanho em São Vicente do Sul.
A área atingida foi a frente do antigo prédio, que teve a cobertura completamente arrancada. Esta era nova, recém reformada. De acordo com dados da estação do Inmet em São Vicente do Sul, a rajada de vento mais forte deste domingo alcançou os 60,48 km/h por volta das 18h.
De forma paliativa, os atendimentos de urgência e emergência foram restabelecidos em salas improvisadas no andar de baixo da instituição de saúde. No entanto a secretária de Saúde, Gabriella da Silva Zuqueto, conclamou à população para que só busque atendimento no hospital em casos de real urgência. Em casos simples, a população deve se dirigir à sua unidade de saúde.
-A gente pede a compreensão e colaboração da comunidade para procurar o hospital apenas em caso de urgência já que a nossa capacidade está um pouco reduzida. Mas ninguém vai ficar desassistido, ninguém vai ficar desatendido – declarou a secretária em pronunciamento pelas redes sociais juntamente com o prefeito Fernando Pahim.
Em um primeiro pronunciamento, logo após a ocorrência, o chefe do Executivo se manifestou, também pelas redes sociais e, visivelmente abatido, tranqüilizou a população sobre a situação destacando que houveram apenas perdas materiais sem nenhuma vítima.
-A gente quer tranquilizar que não houve nenhum ferido, os que estavam em atendimento já foi dado procedimento, já está tudo organizado – disse o prefeito, que comentou ainda sobre a situação do telhado, que era novo.
-Vamos avaliar a questão estrutural do projeto. Uma obra que recém havia sido concluída, então, a gente está organizando todas essas coisas.
DESTELHAMENTOS RECORRENTES
Há exato 1 ano e um mês, um forte temporal ocasionou o destelhamento dessa mesma instituição de saúde. Em 16 de janeiro de 2024, uma forte chuva acompanhada de vento e granizo (como neste domingo) ocasionou prejuízos à ala sul e ao setor de raio-x do hospital. Na ocasião, pacientes internados precisaram ser transferidos para a cidade de Mata.
Devido a esse sinistro uma grande força tarefa foi mobilizada para que fosse feita a troca completa do telhado da instituição visando sanar o problema de forma definitiva. No entanto, um ano depois, mesmo com a implantação da nova estrutura e grande investimento, os danos voltam a se repetir.
Texto/Foto: Ronei Bueno