Medidas preventivas contra Covid-19 alteram funcionamento de instituições na cidade
18/03/2020 20:46 em Geral

 

A busca pelo engajamento da sociedade na luta contra a disseminação em massa das infecções por coronavírus tem alterado a rotina da maioria das cidades brasileiras. O foco principal é diminuir a circulação e aglomeração de pessoas, situações que aumentam o risco de contágio pela doença. Em São Vicente do Sul gradualmente essas ações vão se intensificando. Inicialmente houve o cancelamento de festas e bailes e agora instituições públicas começam a suspender serviços de forma preventiva.

No domingo (15), o Instituto Federal Farroupilha campus de São Vicente do Sul (IFF-SVS) suspendeu suas aulas em reunião da direção local. Na segunda-feira (16), o governador Eduardo Leite determinou a suspensão das aulas nas escolas estaduais a partir desta quinta-feira (19). A Secretaria Municipal de Educação também suspendeu as aulas pelo prazo de 15 dias nas escolas municipais a partir desta quinta-feira (19), atendendo a orientação da Famurs (Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul).

A Chefia de Polícia Civil publicou portaria limitando os atendimentos das delegacias em todo o estado. A partir de agora a Delegacia de Polícia de São Vicente do Sul está com atendimento reduzido, registrando apenas ocorrências de natureza grave. As demais ocorrências de menor potencial ofensivo poderão ser registradas online no site www.delegaciaonline.rs.gov.br.

O Cartório Eleitoral, que atende também as cidades de Mata e Cacequi, cancelou seu expediente externo e desde a última segunda-feira (17) atua apenas pelo plantão telefônico. A paralisação está prevista para ir até o dia 31 de março. O plantão acontece de segunda a sexta-feira das 12h às 19h pelos telefones 148, (55) 9 9661 3476 ou (55) 9 9662 6884.

Denominações religiosas também têm aderido ao plano de prevenção e suspendido seus encontros. Um dos casos é o da igreja Missão Quadrangular Internacional, dirigida pelo pastor Rivaul Pinheiro. A Casa Espírita Luz no Caminho foi mais uma instituição a endossar a ação preventiva e suspender seus encontros.

Nesta quarta-feira (18) a paróquia São Vicente Ferrer informou o cancelamento das missas tanto na matriz quanto nas comunidades do interior, encontros da catequese, assim como Novenas, Vias Sacras e procissões. A paróquia informa ainda que permanecerá aberta diariamente das 8h às 17h para orações e também durante os horários habituais de missa nas quartas e sábados (das 18h às 20h) e aos domingos (das 8h às 9h30min).

 

Texto/Foto: Ronei Bueno (MTE 17785/RS)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!