Executivo Municipal busca aproximação com catadores para criação de cooperativa
21/10/2019 23:11 em Geral

 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente realizou no último dia 15 de outubro uma reunião com catadores de material reciclável do município. A intenção do secretário Gustavo Floriano Cardoso foi de mobilizar os catadores para a criação de uma cooperativa de reciclagem na cidade. Esse primeiro encontro foi a forma encontrada pela secretaria para uma primeira aproximação com os catadores. De acordo com o secretário, a união entre os recicladores é uma necessidade para alavancar o projeto para que, além de sustento, também traga benefícios sociais para os trabalhadores.

O município gasta hoje em torno de R$10.000,00 mensais com a destinação correta do lixo. São descartados por mês 92 toneladas de resíduos que poderia ser melhor aproveitado se houvesse um local adequado para que esse lixo fosse separado e classificado. Essa falta de gerenciamento dos resíduos traz prejuízos ao município, que gasta com a destinação de material que poderia ser utilizado pelos próprios catadores. O secretário salienta que muito material que poderia ser reciclado é enviado junto com os rejeitos para descarte, sendo que poderia tornar-se renda para os catadores.

Outra situação que preocupa a secretaria é quanto ao acúmulo dos materiais coletados nas residências. Cardoso aponta que o armazenamento em casa dos materiais recolhidos é irregular e está sujeito a fiscalização.

-Eles estão depositando isso de forma irregular. Estão suscetíveis a uma fiscalização da vigilância sanitária ou até da Patram – declarou o secretário.

São Vicente do Sul não possui nenhum ponto autorizado para realizar esse tipo de armazenamento e a criação da cooperativa levaria a legalização de um local para que os catadores pudessem trabalhar tranquilos e de acordo com a lei.

Segundo o secretário, um planejamento está sendo feito para que, caso haja a união entre os catadores, uma campanha de educação ambiental seja posta em prática para orientar os munícipes quanto à separação do lixo. A ação já existe hoje em escolas municipais e estaduais e busca conscientizar os alunos quanto à boas práticas de manejo de resíduos. A intenção é subir uma etapa, atingindo a população adulta, principal alvo para o projeto.

 

Texto/Foto: Ronei Bueno

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!