Projeto de extensão do IFFar-SVS busca conscientizar população sobre maus tratos e abandono de animais
11/09/2019 01:28 em Geral

 

A rádio São Vicente FM recebeu na manhã desta terça-feira (10) a coordenadora do projeto De Patas Dadas, Fernanda Furlan. Fernanda é docente do Instituto Federal Farroupilha de São Vicente do Sul, Mestre em Educação e atualmente também se dedica à conscientização da população quanto ao bem estar animal. Em pauta, o envenenamento de cães e gatos em São Vicente do Sul.

De acordo com a docente o número de casos relatados na cidade é bastante elevado, embora nem sempre sejam registrados boletins de ocorrência dos casos. O envenenamento de animais é crime ambiental previsto em lei com pena que varia de 3 meses a 1 ano de detenção mais multa. A orientação é de que uma denúncia seja registrada caso haja a confirmação ou suspeita de maus tratos, abandono ou envenenamento de animais. A denúncia pode ser feita através da internet, sem precisar sair de casa, no site do Ministério Público. A denúncia pode ser feita de forma anônima.

Outro assunto tratado foi a disponibilidade para a comunidade de São Vicente do Sul de uma unidade castra-móvel. O ambulatório deverá ser feito em um ônibus do Instituto Federal Farroupilha, não mais em uso, que será adaptado para realização de castração de animais domésticos e ficará à disposição da população. Inicialmente, acredita-se que o projeto possa estar atuando já no primeiro semestre de 2020. A intenção é tornar a castração mais presente na realidade da cidade, subindo o atendimento de 4 a 6 animais por mês para 40 castrações mensais.

SOBRE O PROJETO

O De Patas Dadas é um projeto de extensão do Instituto Federal Farroupilha de São Vicente do Sul e surgiu por iniciativa de alunos da instituição. Tem como foco a busca pela conscientização da população contra o abandono e maus tratos dos animais. É um projeto que conta com recursos da reitoria da instituição e também com recursos destinados pelo Poder Judiciário.

 

Texto/Foto: Ronei Bueno (MTE 17785/RS)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!