Comunidade se mobiliza para ajudar jovem com tipo raro de câncer
01/08/2019 00:21 em Geral

 

Uma comunidade escolar mobilizada para ajudar alguém recém chegado e que conquistou o respeito de todos em pouco tempo: esse é o ambiente da EMEI Cristo Educador nos últimos dias, após tomar a iniciativa de realizar um risoto para colaborar com um servidor da instituição que sofre de uma doença rara.

Matheus Oliveira da Costa tem 20 anos (fará 21 em outubro), é servidor público municipal concursado, aprovado em 2018 para monitor de creche. Santiaguense de nascimento, ainda criança mudou-se com os pais para Bento Gonçalves onde viveu toda a infância. Há oito anos retornaram para a região, indo morar em Unistalda, município onde residem os familiares maternos.

Na escola, Matheus é visto como um excelente profissional, trabalhou na turma do berçário exercendo sua profissão com muita responsabilidade.

- Dá para se dizer que ele tinha uma responsabilidade como de pai das crianças. No exercício da função, como colega, sempre foi muito humilde, simples, uma ótima pessoa – destaca a diretora da EMEI Cristo Educador Elisandra Pinto Mossi.

Em dezembro de 2017, aos 19 anos, Matheus foi diagnosticado com Linfoma não Rodgkin (LNR), um tipo de câncer que ataca o sistema linfático e que se espalha de maneira não ordenada. Ali começava uma caminhada que ainda traria muitas mudanças para sua vida.

- Quando eu recebi o diagnóstico pela primeira vez eu estava estudando. Estava fazendo faculdade no IFF de Alegrete, cursando matemática. Havia passado no Enem e já estava no finalzinho do primeiro ano – relembra.

Com o diagnóstico, Matheus precisou deixar a faculdade de lado e passou a disponibilizar seu tempo para o tratamento de quimioterapia, na qual realizou de dezembro de 2017 a abril de 2018.

Como forma de distrair-se, passou a estudar para o concurso de São Vicente do Sul. Confessou ter feito a prova em fevereiro de forma desconfortável, já que as quimioterapias também agridem bastante o paciente.

Após acabar o primeiro ciclo de quimios, passou por um check up geral de exames e constataram a remissão do problema de saúde, o qual significa o afastamento completo da doença. A alegria foi geral quando, finalmente, saiu o resultado do concurso e Matheus soube que havia aprovado. Estava vendo diante de si o recomeço de sua vida.

- Depois que passei no concurso fiquei pensando em transferir (a faculdade). Já estava vendo para transferir para o IFF de São Vicente. Claro, iria trocar de curso, para Química. A minha ideia era voltar em 2019 já estudando, estava encaminhando a minha vida.

Contudo, cinco meses após ser nomeado para a vaga na EMEI, o pesadelo voltou a conviver com Matheus. No começo do mês de janeiro, pouco mais de um mês após ser afastado do cargo para tratar da saúde, o diagnóstico apontou que novamente o linfoma havia se manifestado. Com a retomada do tratamento, esperava-se mais uma vez pela remissão da doença. No entanto, as células já não responderam como da primeira vez. Em março, a doença voltou a se manifestar de forma mais agressiva e um terceiro protocolo de quimioterapias foi iniciado, mas o tratamento mostrou-se ineficaz.

A saída encontrada pela família foi buscar especialistas fora do estado para manter as esperanças de cura. Para Matheus, o caminho mais próximo para o tratamento especializado está em Curitiba, no Paraná. A intervenção deverá ser baseada em novas sessões quimioterápicas e, conforme a terapia evoluir, Matheus deverá fazer um transplante autólogo (utilização de células tronco próprias, tratadas e livres da doença). Logo após, para finalizar o procedimento, deverá receber um transplante de células tronco advindas de um doador externo.

Com a voz embargada e tomada pela emoção, Elisandra, diretora da creche em que Matheus trabalha, reafirma o apoio incondicional de toda a comunidade escolar em prol do colega recém chegado que ganhou a todos com sua simpatia e empatia. A ação realizada pela escola conta com o apoio da comunidade, de lojistas do comércio em geral, de servidores públicos, igrejas e do poder Executivo e Legislativo.

-É uma situação que a gente tá junto com ele hoje. Com um sentimento de que a gente tá fazendo tudo o que pode por ele, na esperança de que ele vai conseguir chegar à vitória. Tá todo mundo engajado para colaborar com ele, para que ele tenha o tratamento adequado. Quando saiu de licença, ele disse que voltaria – relembra Elisandra.

Como os procedimentos devem demorar, Matheus está se mudando para Curitiba com a mãe para prosseguir na busca pela cura. É nessa fase que Matheus e a família necessitam de toda a ajuda possível para completar sua jornada. Nesse intuito, amigos de Unistalda criaram uma campanha para arrecadar fundos para cooperar com os gastos de Matheus, assim como a EMEI Cristo Educador também está colaborando ao realizar o risoto no sábado, dia 3 de agosto.

Mesmo com tantas dificuldades para enfrentar, Matheus ainda vê com a repercussão do seu caso, uma oportunidade de conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue e medula óssea. Em seu perfil pessoal no Facebook, tem postado mensagens de agradecimento aos amigos que tem dado força para sua reabilitação e reforçado a mensagem sobre o quanto a doação de sangue, plaquetas ou medula pode mudar a vida de outras pessoas.

- Durante essa semana vou visitar o hemocentro de Santiago. Faremos um vídeo explicando tudo sobre as doações com algum responsável da equipe. Queremos levantar essa campanha.

 

COMO COLABORAR COM O TRATAMENTO DE MATHEUS

Risoto na EMEI Cristo Educador
Sábado – Dia 03/08 – 11h30min

Fichas com os servidores e professores da escola ao valor de R$6,00

 

Doações em Dinheiro:
Matheus Oliveira da Costa

Conta: 013 000 18305-5
Agência: 0503 – Caixa Econômica Federal

 

Texto*: Ronei Bueno (MTE 17785)      (*Com revisão de Grazielle Fonseca - MTE 17750)
Foto:  Matheus Oliveira/Arquivo Pessoal

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!