Presidente do TRE-RS visita Cartório Eleitoral de São Vicente do Sul
16/01/2018 15:43 em Geral

 

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Desembargador Carlos Marchionatti, esteve em São Vicente do Sul nesta terça-feira (16) em visita ao Cartório Eleitoral da cidade. De acordo com a assessoria de comunicação social que acompanhava a diligência, a visita é de praxe e já percorreu alguns municípios da fronteira verificando as condições de trabalho e de instalação das unidades.

-A estrutura do cartório, os servidores, o instrumental necessário (existe para um bom atendimento). Talvez seja melhor conseguirmos uma instalação melhor para o cartório, para atender melhor o público, melhor depositar as urnas. Estamos avaliando isso ai, talvez seja necessário – declarou Marchionatti.

Sobre as eleições 2018, o Desembargador fez questão de elucidar algumas dúvidas que ainda pairavam sobre uma possível novidade na votação em relação ao voto impresso. A nova tecnologia não deverá ser utilizada em todas as zonas eleitorais, mas sim, testada em alguns locais.

-Para substituir todas as urnas do país seriam necessários R$3bi. Não é possível. O que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está pensando é substituir 3%, 4% ou 5% das urnas eleitorais. Então ficam as urnas atuais, que funcionam muito bem e são absolutamente seguras e um contingente, ai bem pequeno, para todo o país, altera.

De acordo com o presidente do TRE, o voto impresso não significa que o eleitor sairá com um comprovante em mãos, mas sim que haverá mais uma forma de conferência dos votos, já que o cupom impresso ficará na urna.

-O voto impresso fica dentro da urna. Ele (eleitor) vota normalmente, registrando seu voto eletronicamente e, além disso, mais o registro em papel, que fica dentro da urna. Imagina se o eleitor saísse com voto impresso da urna? O que isso ocasionaria de dificuldade e até mesmo fraude eleitoral?

Além disso, o desembargador Carlos Marchionatti também fez um apelo para que a população de São Vicente do Sul visite o Cartório Eleitoral e atualize seus dados, já realizando o recadastramento biométrico. O prazo para adaptar-se às novas exigências vai até 2022, porém o cartório de São Vicente do Sul já está realizando o procedimento e atendendo a todos que desejarem fazer a atualização.

 

Texto/Foto: Ronei Bueno

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!