Sistema de tempestades traz vento de até 100 km/h no interior gaúcho
03/03/2024 16:05 em Geral

*Com informações da Metsul Meteorologia

Sistema de tempestades associado ao ar tropical quente e úmido, com a aproximação de uma frente fria, provocou vendavais em diferentes cidades da Metade Oeste do Rio Grande do Sul na madrugada deste domingo, inclusive com rajadas de vento superiores a 100 km/h em alguns pontos.

De acordo com os dados das estações meteorológicas oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia, as maiores rajadas de vento no Rio Grande do Sul até o começo da manhã deste domingo foram de 102 km/h em São Luiz Gonzaga, 85 km/h em Quaraí, 77 km/h em Livramento, 75 km/h em São Vicente do Sul e 70 km/h em Uruguaiana.

Os temporais vieram com chuva e raios. Os acumulados de chuva até o início da manhã deste domingo na rede do órgão federal eram de 35 mm em Santa Maria, 33 mm em Uruguaiana, 27 mm em Livramento, 25 mm em São Vicente do Sul, 23 mm em Quaraí e 21 mm em Alegrete. Novas áreas de instabilidade vão se formar na atmosfera quente e úmida sobre o estado da tarde para a noite hoje com chuva e a possibilidade de alguns temporais isolados.

Nesta segunda-feira (04), a frente fria atua no Rio Grande do Sul. O sistema frontal traz muitas nuvens e chuva na maioria das regiões gaúchas, especialmente na faixa central e na Metade Norte do estado. No Oeste e no Sul gaúcho, projeta-se uma melhora gradual do tempo.

 

TEMPERATURAS DEVEM BAIXAR NESTA SEMANA

Uma massa de ar mais frio vai ingressar neste começo de semana no Sul do Brasil e será responsável por trazer as primeiras marcas mais típicas de outono neste mês de março com noites muito amenas e até frias em algumas cidades enquanto as tardes vão anotar marcas agradáveis.

As incursões de ar frio nesta época do ano não trazem frio de inverno, afinal ainda se está no começo de março. O que provocam é um alívio do calor que ainda predomina e é bastante normal nesta altura do ano. Incursões de ar frio com temperatura muito baixa costumam ocorrer a partir de abril e principalmente maio.

Entre esta segunda-feira e a terça, a temperatura declina e ficará mais baixa com maior umidade em consequência do tempo instável, o que significa que a influência do ar frio será mais sentida nas máximas menores com tardes amenas ou agradáveis do que nas mínimas.

A tarde de terça, por exemplo, deve ter temperatura baixa para março em diversas cidades serranas. Já no meio da semana, com o ar frio e mais seco instalado sobre o Rio Grande do Sul, as madrugadas de tempo mais aberto com perfil mais seco da atmosfera terão mínimas muito mais baixas com marcas inferiores à climatologia histórica do mês de março.

 

Texto/Imagem: Metsul Meteorologia

 

COMENTÁRIOS