Municípios gaúchos têm pagamento do Bolsa Família unificados
23/02/2024 08:30 em Geral

 

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) unificou o pagamento do Bolsa Família em mais dez municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido.

Os beneficiários de nove cidades do Rio Grande do Sul já podem movimentar os valores desde esta quinta-feira (22), independente do último dígito do Número de Identificação Social (NIS). Os beneficiários de São Vicente do Sul são alguns deles.

Nas cidades gaúchas, são 15.607 famílias beneficiadas com o Bolsa Família, totalizando R$ 10,25 milhões em transferências. Para municípios em situação de emergência ou em estado de calamidade pública, o MDS adota medidas especiais para garantir que as famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família possam movimentar os benefícios. 

As ações iniciais são válidas por dois meses e incluem a liberação dos valores, logo no primeiro dia do calendário do pagamento, para todas as famílias beneficiárias do município afetado. Outra medida é a autorização de saque sem cartão e sem uso de documentos (para beneficiários que os tenham perdido), com uso da Declaração Especial de Pagamento emitida pela gestão municipal.

Também ficam prorrogados os prazos de atualização cadastral e repercussão nos benefícios do Bolsa Família para as famílias incluídas nos processos de Averiguação Cadastral e Revisão Cadastral.

Os municípios gaúchos beneficiados com a liberação imediata do saque do Bolsa família são Cruzeiro do Sul, Erechim, Guaíba, Hulha Negra, Lagoa Bonita do Sul, Mata, Passa Sete, São Vicente do Sul e Torres.

 

Texto*: Assessoria de Comunicação - MDS *EDIÇÃO: Ronei Bueno
Foto: Divulgação/MDS

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!