Ministério Público empossa novos promotores em todo o Estado
16/05/2023 11:02 em Geral

 

Foi realizada na manhã segunda-feira (15) no Foro da comarca de São Vicente do Sul, a cerimônia de assunção do promotor de Justiça Rafael Wobeto Pinter. Rafael Pinter é um dos 31 novos promotores de Justiça aprovados no 49º Concurso para Ingresso à Carreira do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul que iniciaram atuação em 27 comarcas no último sábado.

Em seu discurso, o promotor ressaltou a importância do diálogo para a construção conjunta de redes. “Podemos representar instituições distintas, poderes distintos e, até mesmo, eventualmente, estarmos em polos opostos na senda processual, mas, ao fim e ao cabo, estamos todos aqui por um único motivo: servir à comunidade”, afirmou.

Pinter destacou que o mais importante é, de fato, que a sociedade seja atendida em suas necessidades. “A comunidade de São Vicente do Sul e de Mata não têm o interesse de distinguir o arranjo institucional que reparte as competências entre o Poder Judiciário, a Prefeitura Municipal, a Defensoria Pública, a Polícia Civil, a Brigada Militar e o Ministério Público. A comunidade anseia e busca por soluções. Soluções aos mais diversos problemas. E, nesse sentido, estamos, e sempre estaremos do mesmo lado: ao lado da comunidade”, disse.

Ao longo de sua fala, o promotor de Justiça defendeu a proximidade da instituição com a comunidade reiterando que o “Ministério Público está aqui para ouvir, para dialogar, para buscar soluções, resolver problemas. Para buscarmos justiça, no diálogo incessante que é o princípio do contraditório na seara processual”.

Para concluir, afirmou, citando a Carlos Drummond de Andrade: “São Vicente do Sul é minha Promotoria de Justiça ‘prima e vera’. Primeira e verdadeira. A primeira Promotoria de Justiça é a verdadeira, e nós promotores jamais nos esquecemos dela, guardando-a conosco para o resto da vida, com muito carinho. E é assim, também, que guardarei este dia em minha memória”, finalizou.

Além de São Vicente do Sul, Constantina, Jaguari, Santo Cristo, Sobradinho, São José do Norte, Seberi, Cacequi, Butiá, Lavras do Sul, Planalto, São Sepé, Tenente Portela, São José do Ouro, Guarani das Missões, Campina das Missões, São Francisco de Assis, Quaraí, Nonoai, São Francisco de Paula, Porto Xavier, Três Passos, Rodeio Bonito, Santo Antônio das Missões, Coronel Bicaco, Itaqui e Iraí passaram a contar com novos promotores.

 

Texto/Foto: MPRS

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!