Vicentense produz documentário sobre identidade sonora do município
29/07/2021 09:16 em Geral

 

O último final de semana foi de movimentação diferenciada em São Vicente do Sul. Quem passou pela praça central no começo da tarde de sábado ou viu alguma movimentação atípica pela região do Loreto pode testemunhar a gravação de um documentário sobre os sons do município.

O documentário “O Som do meu Lugar” é uma criação do vicentense Igor Tadielo e conta  com a direção de Leonardo Roat. Igor é graduando do curso de música da Universidade Federal de Santa Maria e já é bem conhecido no estado pela sua performance nos palcos dos festivais nativistas.

Segundo Tadielo, a ideia do documentário surgiu da relação com a música e de questionamentos pessoais sobre onde era o seu lugar, de onde havia saído e como isso poderia ser escrito de forma sonora, ou seja, quais sons caracterizariam esse lugar. O fio condutor e construtivo dessa obra parte de três pontos principais em seu entendimento como formadores de identidade sonora no município: o Clube União, o Clube Vicentino e o interior.

Esses pontos são escolhidos, conforme Igor, porque as características sonoras em cada um desses lugares são diferentes. A ideia é fazer uma investigação sobre as divergências e convergências sonoras desses ambientes, buscando suas particularidades e aproximações entre si. O projeto faz uma pesquisa em busca do que se tocava no Clube União e Clube Vicentino e a forma como isso colaborou na formação social da cidade. Esse é um dos questionamentos que o projeto busca responder além de resgatar histórias de cada um desses lugares.

Foram colhidos diversos depoimentos na cidade com a finalidade de construir essa narrativa com a intenção de desvendar uma parte da construção da comunidade vicentense.

A finalização do documentário será mês de setembro, quando este deve ser disponibilizado nas redes sociais para que todos confiram o resultado final da produção.

 

Texto: Ronei Bueno (MTE 17785/RS)
Foto: Claudio Carvalho/RSVFM

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!