A Câmara Municipal de Vereadores de São Vicente do Sul aprovou na sessão ordinária desta segunda-feira (11) o projeto de lei do executivo que autoriza a contratação de financiamento pelo município junto à Caixa Econômica Federal no valor de R$6.000.000,00 (seis milhões de reais). De acordo com o texto do projeto a intenção do Executivo é utilizar os recursos em maquinário e infraestrutura.
A aprovação contou com 8 votos favoráveis e 1 contrário, de Alex Martins (PTB), vereador da oposição. Em sua justificativa, Martins alegou o tempo alongado para o pagamento do empréstimo, 10 anos, o que comprometeria ainda duas administrações com a quitação do mesmo, além do juro, estimado em R$3.832.000,00 (três milhões, oitocentos e trinta e dois mil reais), principal alegação para votar contra o projeto.
José Luis Cogo Carvalho (PTB) teve um posicionamento diferente do colega de bancada e votou a favor do projeto alegando que na administração anterior já havia votado a favor de um financiamento proposto pelo Executivo e que acabou não sendo aprovado pelos vereadores e que seu voto era fruto de um entendimento em prol do bem do município.
A vereadora Danieli Buttinger (PT), também da oposição, louvou o projeto, mas cobrou a existência de um detalhamento da aplicação do recurso como forma de transparência pelo Executivo. Danieli propôs ainda uma discussão conjunta entre os poderes Executivo e Legislativo para delinear os projetos que serão desenvolvidos.
Maria Helena Vicente (PP), vereadora da situação, justificou o projeto como necessário devido às dificuldades financeiras encontradas pelo município para grandes investimentos, classificando a oportunidade como excelente para viabilizar o crescimento do município.
Gilmar Giacomelli (PDT), também da situação, considerou uma obrigação votar favorável ao projeto já que sua aprovação pode atender a demandas pleiteadas há tempos pela população, tais como pavimentação de ruas e melhorias nas condições de saneamento básico na cidade.
A partir de agora o Executivo corre para efetivar o empréstimo já que o prazo para sua solicitação vai até final de abril.
Texto: Ronei Bueno
Foto: José Luis Ausani/RSVFM
Ouça a sessão na íntegra