Idosa de 62 anos é o primeiro caso de Covid-19 confirmado em São Vicente do Sul
25/05/2020 22:45 em Saúde

 

A Secretaria Municipal de Saúde de São Vicente do Sul confirmou no final da tarde desta segunda-feira (25) o primeiro caso de Covid-19 no município. Trata-se de uma idosa de 62 anos, moradora da área urbana. O caso foi descoberto durante exames de rotina da idosa, que não apresentava sintomas de infecção pela doença, em um laboratório clínico em Santa Maria.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, Cláudia Dutra Lutz e do prefeito Paulo Sérgio Rodrigues Flores, o protocolo de atendimento do laboratório onde a idosa foi fazer os exames exige testagem rápida para Covid-19, o que possibilitou o dignóstico. Após exame de sangue, foi confirmado o caso. Agora, todos os familiares que fazem parte da casa onde mora a idosa devem ser testados para Covid-19.

Conforme a enfermeira Gabriella Zuquetto, integrante do comitê de contenção da Covid-19 em São Vicente do Sul, com o anúncio do caso, haverá mudanças no atendimento das unidades básicas de saúde. Novos protocolos e procedimentos devem ser anunciados na manhã desta terça-feira (26). Seguindo esse mesmo entendimento, o prefeito Paulo Sérgio Rodrigues Flores também anunciou na tarde desta segunda que um novo decreto deve ser publicado ainda na manhã desta terça-feira no município com novas orientações a toda comunidade.

Ouça a entrevista concedida pelo prefeito Paulo Sérgio Rodrigues Flores, a secretária de Saúde Cláudia Dutra Lutz e a enfermeira e integrante do comitê de contenção à Covid-19 em São Vicente do Sul, Gabriella Zuquetto, no programa A Hora do Mate.


Texto: Ronei Bueno (MTE 17785/RS)
Arte: Arquivo/RSVFM/Freepik

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!