Escola Coqueiros participa do programa A União Faz a Vida em Foco
04/10/2019 23:17 em Ensino

 

Na última quarta-feira (2) a EMEF Coqueiros participou do programa A União Faz a Vida em Foco. Estiveram nos estúdios da rádio São Vicente FM os professores Roberto Nágera, diretor da instituição, Carla Atarão e Gislaine Hartmann, também coordenadora local do programa A União Faz a Vida.

Os professores explanaram um pouco do que está sendo desenvolvido com os alunos em sala de aula. Com o tema “Ervas Medicinais”, o projeto abrange todas as turmas e coloca os alunos em sincronia no mesmo assunto, desenvolvendo um grande trabalho de pesquisa, busca empírica e participação da comunidade em atividades da escola.

Ao todo 15 projetos são desenvolvidos baseados no mesmo tema, abrangendo todas as turmas, desde a educação infantil até o 9º ano da escola. Além das pesquisas em livros para a busca de mais conhecimento sobre as ervas medicinais e os chás preparados com elas, os alunos também participam de palestras sobre o assunto. O fato, além de oferecer mais conhecimento aos alunos, também aproxima outras instituições da própria escola, como o caso da Emater, em que a extensionista Eronita Rocha palestrou para os discentes.

O projeto também oportuniza a participação da comunidade externa no processo escolar. É o caso das rodas de conversa promovidas com pais, familiares e conhecidos dos alunos, que vão até a escola compartilhar seu conhecimento e utilização das ervas no dia a dia através dos chás. Segundo os professores relataram durante o programa, o tema proporcionou a conscientização sobre o uso errado das ervas, que são vistas como inofensivas já que os chás são um hábito comum entre as pessoas e de fácil acesso, mas ao contrário do que se acredita, podem sim causar danos à saúde se consumidas em excesso ou misturadas umas às outras.

A escola realizará duas mostras sobre o que já foi coletado pelos alunos. Estarão na feira do livro nos dias 11 e 12 de outubro, apenas com mostra dos trabalhos. No dia 12 de novembro farão a exposição completa de chás e xaropes, com assessoria dos alunos, durante a mostra pedagógica da escola, que será aberta para todo público. Além disso, a escola também receberá a visita, no dia 17 de outubro, do biólogo Juan Figuetto, professor do Instituto Federal Farroupilha Campus de Jaguari, que palestrará sobre o tema, esta somente para os alunos da instituição.

 

Texto/Foto: Ronei Bueno (MTE 17785/RS)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!