CTG Cancela da Fronteira realiza reunião e define ações para a Semana Farroupilha
13/08/2019 23:50 em Cultura

 

O CTG Cancela da Fronteira realizou na noite desta terça-feira (13) sua reunião para deliberar sobre a guarda da Chama Crioula 2019. A reunião contou com a presença de vários piquetes tradicionalistas e entidades da cidade que farão parte da organização das noites de comemoração durante a Semana Farroupilha. A reunião foi conduzida pelo Patrão da entidade Tadeu Fernandes; pelo Capataz, Valdir Atarão e pelo Sota-Capataz, Elio Cezar.

Nesse ano o tema da Semana Farroupilha de São Vicente do Sul é a vida e obra de Paixão Côrtes. César Oliveira foi escolhido Patrono estadual da festividade. O homenageado pelo município é Severino Acosta e o tradicionalista homenageado pelo CTG Cancela da Fronteira é Elio Cezar.

Além da programação do CTG também foram discutidas as cavalgadas de busca da Chama Crioula e o Desfile Farroupilha. A busca da Chama se dará em duas etapas. Neste primeiro momento os cavalarianos participarão da geração da fagulha farroupilha na cidade de Tenente Portela, no noroeste do estado. A comitiva composta por seis tradicionalistas partirá na manhã desta quinta-feira (15) em direção à cidade sede do evento.

A fagulha será gerada na sexta-feira (16), às 10h e, logo após, as comitivas começam a se dirigir às suas regiões. A fagulha deve ser conduzida até Unistalda, com previsão de chegada no dia 2 de setembro, onde ficará até a distribuição para os demais municípios da 10ª Região Tradicionalista.

Para esta segunda etapa de condução da Chama Crioula, uma reunião será feita na próxima terça-feira (20), às 19h, nas dependências do CTG Cancela da Fronteira, com todos os interessados em participar da cavalgada, para acertar os detalhes.

A abertura oficial da Semana Farroupilha em São Vicente do Sul está marcada para o dia 13 de setembro, às 9h30min na sede do CTG Cancela da Fronteira, onde também haverá a distribuição da centelha para as demais entidades do município. O desfile Farroupilha está marcado para às 10h do dia 20 de setembro, com saída, nesse ano de 2019, da frente da EMEF Coqueiros.

Confira os bailes que acontecerão no CTG Cancela da Fronteira:

13/09 – Os Bertussi
14/09 – Gurizada da Serra
15 e 16/09 – Os Tauras
17/09 – Garotos do Fandango
18/09 – Grupo Reponte
19/09 – Ases do Fandango
20/09 – Irmãs Patias (à tarde)

 

Texto/Foto: Ronei Bueno (MTE 17785)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!