FECOBAT: lembranças de quem participa desde sua primeira edição
14/07/2019 11:49 em Geral

 

-Começou com umas mesinhas, umas banquinhas ali na praça!

Essa é a lembrança do seu Vilmar Pinheiro Dellavechia da primeira exposição de produtos fabricados a partir da batata doce no longíquo ano de 1988. Hoje, 31 anos depois, ele e a esposa continuam firmes na feira sem falhar um único ano.

Quem costuma visitar a Fecobat ou é de São Vicente do Sul deve conhecer bem os Produtos Terra Doce e o casal que está por trás de toda uma bela produção artesanal de encher os olhos e de dar água na boca: seu Vilmar e a dona Hermenegilda, ou a Didinha, como todos a chamam carinhosamente. Presentes na feira desde sua primeira edição em 1988, antes de tomar a importância econômica e cultural que hoje ocupa na cidade, os dois relembram o começo da trajetória da feira.

-Depois das mesinhas, foram feitas umas casinhas onde a gente colocava os produtos, umas casinhas de madeira, parecidas com as casinhas de Papai Noel. Muitos anos nós trabalhamos dentro daquelas casinhas.

A feira era realizada a céu aberto, na rua. Seu Vilmar relembra de alguns locais: em frente à churrascaria Turfista e também onde hoje é o Quiosque. A feira começou como um movimento para as doceiras da cidade mostrarem seu trabalho e complementar a renda familiar. Depois de algumas edições, surgiu a Fecobat, passando a ser realizada no ginásio municipal. A quadra era dividida entre os expositores e a pista de shows, sendo os ambientes separados apenas por uma lona.

Seu Vilmar e dona Didinha concordam que a feira cresceu e melhorou muito, está mais organizada, com mais oportunidades e que isso também trouxe mais responsabilidade e trabalho para os expositores. Sobre os produtos que eles ofertam na feira, um souvenir de nossa Terra, relatam orgulhosos o fato de já terem sido presentes para políticos importantes e que muitos já foram especialmente encaminhados até Brasília, além do licor ser conhecido em todo o estado. O casal também produz Doce de Colher, doces decorados com chocolate, doces em calda (compotas), pão e balas, tudo utilizando a matéria prima que é a estrela da festa: a batata doce.

Texto/Fotos: Ronei Bueno (MTE 17785/RS)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!