Seminário discute produtividade no campo e mercado internacional
31/01/2019 08:25 em Economia

 

Aconteceu na noite da última terça-feira, dia 29 de janeiro, o Seminário do Agronegócio. O evento foi sediado no Clube Vicentino e contou com a participação de prefeitos da região, vereadores, representantes de instituições de ensino superior (Instituto Federal Farroupilha e Uri campus de Santiago), representantes do Sicredi e Banco do Brasil e produtores rurais. Compondo o grupo de palestrantes estiveram Tiago Gorski, prefeito de Santiago; Ivo Lessa, consultor do convênio Farsul e Presidente da Sociedade Agronômica do RS; Marcia Correa, Assessora ambientalista da secretaria municipal de meio ambiente e sustentabilidade de Porto alegre; Iogenes Medeiros, presidente da ACIS de São Vicente do Sul; Heitor Leal, presidente do Corede Vale do Jaguari.

Para Roberto Leitão, presidente do Sindicato Rural e mediador de uma mesa redonda, o evento superou as expectativas quanto à discussão e pauta de conteúdos, qualificando o seminário e trazendo muitas informações úteis para os produtores.

-Foi melhor do que nós pensávamos. Talvez em quantidade de pessoas não tanto, mas foi um belíssimo evento, se trouxe muita coisa nova. Foi uma grande semente, vamos ter outros mais adiante (seminários), cada vez trazendo mais tecnologia e conhecimento para nossa população, principalmente a população do campo.

Quem teve fala de destaque no encontro foi o prefeito da cidade de Santiago, Tiago Gorski. Ele explanou um pouco sobre a viagem realizada por um grupo de santiaguenses à China e a expectativa de que uma parceria possa surgir e trazer bons frutos para a região.

-A China traz, não só para Santiago mas para o nosso estado, abertura comercial em relação à exportação de alimentos. Seja soja, arroz, milho e, principalmente, carne. A China é hoje o maior parceiro comercial do Brasil. Está de olho em nossa região pela produção de alimentos que nós temos e pelas grandes extensões territoriais e a possibilidade de que, com o avanço tecnológico, a gente possa aumentar ainda mais essa produtividade.

Para Gorski essa é uma oportunidade chave para o desenvolvimento dos municípios da região e que deve ser aproveitada por toda a comunidade regional. Ainda de acordo com o prefeito santiaguense, uma comitiva chinesa deve vir à Santiago no mês de março e, por isso, também está se buscando informações sobre a capacidade de produção dos municípios vizinhos, já que os chineses não virão apenas por Santiago, mas por toda a região.

-Precisamos fazer valer um ditado do gaúcho de que “o cavalo não passa encilhado duas vezes”. Se nós perdermos essa oportunidade alguém vai abraçar, e nós não estamos aqui para perder tempo – finalizou Gorski.

 

Texto/Foto: Ronei Bueno

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!