Hospital de São Vicente do Sul pode passar a receber pacientes da região
10/05/2016 15:53 em Saúde

O Hospital São Vicente Ferrer está em uma lista de possíveis hospitais que podem funcionar como leito de retaguarda. As informações são do secretário de saúde Municipal, Francisco Lima. De acordo com o secretário, dos 23 hospitais da região, no máximo 8 estão com todas as condições e documentos em dia para exercer a função.

Confirmando a assinatura de contrato entre o Estado e o município, São Vicente passaria a receber pacientes da região para tratamento de casos dentro da capacidade e complexidade suportadas pelo hospital. A idéia é desafogar o HUSM, que hoje atua acima de sua capacidade e teve as portas fechadas para emergência.

Ainda de acordo com o secretário o hospital tem capacidade médica, de enfermagem e leitos para oferecer os serviços, contudo, ressalta que não assumirá responsabilidades que a instituição não pode arcar. Hoje o hospital conta com 38 leitos, destes, entre 10 e 15 leitos podem ser disponibilizados para a região. Para que a medida passe a ser adotada ainda faltam ajustes como definir a forma com que os recursos serão disponibilizados ao hospital e como será costurada a parceria.

A medida é um plano de emergência para o inverno com o intuito de diminuir a superlotação do Hospital Universitário e aumentar o número de vagas pelo Sistema único de Saúde para os pacientes.

 

Foto: João A. M. Filho/PMSVS

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!