Fórum discute rumos da educação no IFF em São Vicente do Sul
25/08/2017 00:24 em Ensino

 

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul realizou nesta quinta-feira (24) o fórum “Educação e Desenvolvimento Regional” nas dependências do Instituto Federal Farroupilha de São Vicente do Sul. O encontro serviu para debater os rumos da educação em tempos de políticas de arrocho nos repasses do Governo Federal às instituições de ensino. Estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa Edegar Preto (PT), o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais de Educação do RS, Nelsinho Metalúrgico (PT), o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), a reitora da instituição Carla Comerlato Jardim, o diretor do Campus de São Vicente do Sul, Deivid Dutra de Oliveira e autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário municipais.

Na abertura do encontro, o deputado Edegar Preto salientou a importância da participação do poder público local e da sociedade em manter os esforços na defesa da manutenção e crescimento dos institutos. Já o deputado Valdeci Oliveira, criticou a política praticada pelo Governo Federal, classificando-a como “entreguismo, desrespeito e precarização da educação” além de citar as perdas na economia local com a falta de repasse de recursos às instituições. Já o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais de Educação do RS, deputado Nelsinho Metalúrgico, questionou a chamada PEC dos Gastos (PEC 55/2016), que limita a aplicação de verbas por parte do Governo, representando um atraso no ensino em todo o país.

Já o Diretor Geral do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul, Deivid Dutra de Oliveira, questionou a ausência de deputados que defendem a atual política praticada pelo governo e desafiou-os para que também visitem as instituições de ensino e apresentem suas argumentações para que haja um amplo debate:

“-Venham, para tentar nos convencer de que essas ações são para o beneficiar a sociedade” – declarou Oliveira.

 

Texto/Foto: Ronei Bueno

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!