Começa nesta quarta-feira (5) a decisão da Copa Regional Paniz Sports de Futsal 2024. A competição que iniciou com 18 equipes chega à sua final com duas equipes que também dividiram o triangular inicial: Tio Nanato e Olímpia.
A primeira, um combinado de jogadores de Santa Maria e São Vicente do Sul, mas que já está acostumada a grandes disputas e que, apesar de alguns baixos na sua caminhada, cresceu quando precisava, na reta final. A segunda, santa-mariense, uma equipe também tradicional das quadras de futsal.
Chama a atenção o fato de as duas equipes terem partido da mesma chave de triangular, o grupo 5, que contou ainda com a equipe do Real Polesinense, de São João do Polêsine. Esse também foi o grupo mais equilibrado na fase de triangulares, com as duas equipes classificadas empatadas em pontos (4 pontos), empatando seu confronto direto e a classificação sendo definida no saldo de gols.
Hoje a situação é diferente. As duas equipes não contam mais com o nervosismo de estreia, ambas vêm embaladas mas, embora o Olimpia tenha tido mais tranquilidade em seus avanços de etapa, a equipe esmeraldina têm acrescido em futebol e a confiança entre os jogadores é o carro chefe da equipe depois de duas passagens heroicas nos pênaltis para seguir na competição.
Os números das duas equipes até aqui são os seguintes:
Tio Nanato: 5 vitórias, 1 empate, 2 derrotas, 44 gols marcados e 36 gols sofridos.
Olímpia: 6 vitórias, 1 empate, 1 derrota, 43 gols marcados e 16 gols sofridos.
A equipe vicentense é dona do melhor ataque da competição até agora (44 gols) enquanto a equipe santa-mariense tem uma média excelente de apenas 2 gols sofridos por partida. A equipe tomou mais de 2 gols em um único jogo apenas na partida de volta contra o Porto Alves, de Agudo, válida pelas quarta de final, quando perdeu por 5x4 e levou a vaga na disputa de pênaltis. A equipe vicentense precisará manter o foco no ataque e dobrar a atenção na defesa, porque o Olímpia também sabe atacar. Nos 8 jogos disputados o time já marcou 43 gols, uma média de 5,37 por jogo.
O time de São Vicente do Sul também conta com os artilheiros da competição Richard dos Santos e Thiago Rizzati que dividem o topo da artilharia com 11 gols cada, ou seja, os dois são responsáveis por 50% dos gols da equipe.
O confronto promete e todas emoções das finais da Copa Regional Paniz Sports de Futsal você acompanha ao vivo pelo Youtube da 106.3 nesta quarta-feira (5), às 20h30min, direto do Centro Desportivo Municipal de Santa Maria (CDM/Farrezão) com narração, comentários e reportagem da equipe no Pique da Bola e imagens da RCruz Midia.
A participação da equipe Tio Nanato na Copa Regional Paniz Sports conta com o patrocínio da FF Recursos de multas, Restaurante Giacomelli, Espiral Lanches, Vítor Hugo Automóveis, G Reis, Lavagem Benjamin, RR Fretes e prestação de serviços e Paulista.
Texto: Ronei Bueno
Foto: Wendell Pivetta