MENU
Aberto de Futsal de São Vicente tem rodada suspensa e análise de atos de indisciplina
Por Administrador
Publicado em 20/11/2025 22:54 • Atualizado 20/11/2025 22:56
Esportes

 

Foi suspensa a rodada desta sexta-feira (21) do Campeonato Aberto de Futsal 2025 de São Vicente do Sul, quando aconteceria a fase de semifinais. Em reunião do prefeito municipal com a organização do campeonato, secretário de esportes e setor jurídico do poder Executivo a decisão foi tomada em função da participação dos servidores no ENESPREF, o Encontro Esportivo entre Prefeituras, que acontece de 20 a 23 de novembro em Santiago.

Em nota divulgada pelo poder Executivo a decisão ainda está embasada em “relatos graves envolvendo atos de indisciplina, condutas antidesportivas, desrespeito à comissão organizadora, confrontos entre atletas de diferentes equipes e provocações diretas que quase resultaram em conflito físico, inclusive envolvendo torcedores” ocorridos na rodada do último dia 18. A nota ainda frisa a necessidade de uma apuração rigorosa dos fatos.

Acompanhe a nota na íntegra.

 


ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO VICENTE DO SUL
GABINETE DO PREFEITO

Comunicado – Gabinete
São Vicente do Sul – RS, 19 de novembro de 2025.

COMUNICADO

 Aos representantes das equipes participantes do “campeonato aberto 2025”

A Prefeitura Municipal de São Vicente do Sul comunica que, após reunião realizada com o Prefeito Municipal, a comissão organizadora do Campeonato Aberto, o Secretário Municipal de Indústria, Comércio, Turismo, Cultura e Desporto e o Setor Jurídico, foi decidido o cancelamento da rodada das semifinais prevista para o dia 21 de novembro de 2025.

Além do deslocamento de servidores para participação no ENESPREH, que ocorre entre os dias 20 e 23 de novembro em Santiago/RS, o adiamento também se fundamenta na necessidade de uma análise rigorosa e aprofundada dos fatos registrados na rodada do dia 18 de novembro. A Administração Municipal recebeu relatos graves envolvendo atos de indisciplina, condutas antidesportivas, desrespeito à comissão organizadora, confrontos entre atletas de diferentes equipes e provocações diretas que quase resultaram em conflito físico, inclusive envolvendo torcedores.

A comissão destaca que estes episódios são inaceitáveis, pois ameaçam a segurança dos demais testemunhas e registramos em vídeo, com objetivo de identificar e, de forma precisa, quais atletas, responsáveis técnicos ou torcedores que se envolveram nos conflitos serão punidos, de acordo com o regulamento do campeonato vigente. As imagens serão utilizadas para a avaliação individual e identificação de cada um dos envolvidos. Todos os responsáveis serão punidos com o rigor previsto no regulamento, sem qualquer tipo de flexibilização ou tolerância.

A Administração Municipal destaca que atitudes que coloquem em risco a ordem pública, a segurança dos presentes e o normal andamento da competição não serão admitidas em hipótese alguma, e que medidas administrativas, civis e, se necessário, criminais poderão ser adotadas contra aqueles que ultrapassarem os limites do esporte e do respeito ao próximo.

Reforça-se que a Prefeitura Municipal é soberana para decidir sobre o andamento do campeonato, sempre com base no regulamento e no interesse coletivo, e qualquer tentativa de pressão, interferência externa ou disputa entre equipes que prejudique o ambiente esportivo será tratada com firmeza. O campeonato é um espaço de convivência, competição leal e integração comunitária, e não será permitido que condutas agressivas ou provocativas comprometam a continuidade do evento.

A Administração Municipal reitera seu compromisso com a segurança do público, dos atletas, das equipes técnicas e da arbitragem, e reafirma que o espírito esportivo e o respeito mútuo devem prevalecer em todas as etapas da competição.

Atenciosamente,

Fernando da Rosa Pahim
Prefeito Municipal
São Vicente do Sul – RS

Texto: Ronei Bueno
Foto: Reprodução Youtube/RSVFM

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!