Feira Cultural teve abertura na noite desta quinta em São Vicente do Sul
03/12/2021 00:10 em Cultura

 

Começou na noite desta quinta-feira (2) a Feira Cultural Vicentense na rua coberta. As atividades se estendem até o sábado (4) e contam com feira do livro, feira de artesanato, mostra pedagógica, espaço Nota Fiscal Gaúcha, espaço Consulta Popular e espaços institucionais, além de festival musical, apresentações artísticas e lançamento de livros.

Na abertura da mostra nesta quinta-feira, a Secretária Municipal de Educação Rosane Palmeiro frisou a alegria pela retomada dos eventos com público após o controle da pandemia de Covid-19. O prefeito Fernando Pahim, seguindo a mesma linha de discurso, salientou momentos difíceis nestes quase 2 anos de enfrentamento à Covid-19 as perdas para o meio cultural com a impossibilidade da realização de eventos. Registrou ainda a realização de uma feira (a mostra cultural) compacta mas que marca a retomada dos eventos com público presente.

A noite também foi de homenagens. Houve muita emoção durante a homenagem prestada ao professor do Instituto Federal Farroupilha Jomar João Donadel, falecido em 6 de novembro em uma fatalidade em sua residência. As palavras proferidas pelo mestre de cerimônia, Manoel Antônio de Oliveira Palmeiro, o Maneco, juntamente com a exibição de um vídeo em que Donadel fala sobre a importância do respeito entre as pessoas e a busca pela essência de se viver, fez com que sua esposa e filhos se emocionassem no pequeno palco da feira. Além disso, foi disponibilizado um estande onde estão livros pertencentes a Donadel e que ficarão à disposição daqueles que quiserem acessá-los ou até mesmo levar algum para casa.

A outra homenagem foi para a professora Nair Minetti Pinto Poche, pela sua história dedicada à educação em São Vicente do Sul. A homenagem contou ainda com a participação de seu irmão, o professor José Luis Minetti Pinto, comunicador na rádio São Vicente FM, que a homenageou declamando uma poesia de autoria da própria Nair. Na mostra também há um estande dedicado à professora Nair que coloca em exposição muitos materiais por ela produzidos, assim como poesias de sua autoria.

A feira vai até sábado e a programação completa você pode conferir clicando AQUI.

Veja algumas fotos da primeira noite.

 

Texto/Fotos: Ronei Bueno/RSVFM 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!