Desenvolvedora de games reproduz vida do gaúcho em game
05/05/2022 23:11 em Cultura

 

Lida campeira e jogos eletrônicos não são assuntos fáceis de se encaixar em uma mesma conversa. Contudo, uma empresa de games de Porto Alegre, a Epopeia Games, se dispôs a unir dois mundos aparentemente tão diferentes: criar um game que envolva traços da cultura tradicionalista gaúcha, mais precisamente, a pecuária. A novidade foi apresentada na South Summit, em Porto Alegre.

Batizado de “Gaucho and the Grasslands” - o Gaúcho e o Campo em tradução livre (ou em bom gauchês, “O Gaúcho Campo a Fora”, quem sabe) – o jogo traz elementos do dia-a-dia do homem do campo em sua jogabilidade. No teaser do game divulgado pela produtora percebe-se tarefas como tiro de laço campo a fora, colheita de erva-mate, o personagem pilchado e com hábitos tradicionalmente gaúchos como chimarrear à beira do fogo de chão.

O cenário e a sonoplastia do jogo também busca ambientar o meio gauchesco. O primeiro é marcado pelos campos e araucárias, enquanto a parte sonora é marcada por uma milonga acompanhada de mugidos e galopes, além de falas do personagem com sotaque e expressões locais. Até o ronco da cuia de mate tentou-se reproduzir.

Segundo o diretor de arte da Epopeia, Gustavo Scandiuzzi Da Silveira, o mecanismo é similar aos games no estilo 'fazendinha', como Stardew Valley. A inspiração dos gráficos e jogabilidade é na série Super Mario e Zelda, da Nintendo.

A diferença nesse game está na atividade realizada quem ao invés das tradicionais lavouras e colheitas, o foco está na pecuária.

"A gente buscou simular de uma forma divertida essa lida com o gado. Precisa ir lá no campo, laçar o animal para trazer para a fazenda, pastorear ovelhas. E tudo funciona num sistema de trocas para liberar recursos e montar a casa do gaúcho" – disse Gustavo Scandiuzzi da Silveira.

O game deve ser lançado em dezembro de 2022.

 

SOBRE O GAME

Gaucho and the Grassland é um game estilo Animal Farm Sim onde você precisa coletar recursos, explorar as terras, criar animais e muito mais, para superar os desafios de uma vida no pampa. O mundo de Gaucho é repleto de lugares misticos, inspirado nos contos do sul do Brasil e em suas culturas locais.

O projeto Pago - Um jogo sobre o reencontro do Gaúcho com sua Querência está sendo realizado com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura.

 

Texto*: Ronei Bueno (*Com informações do Correio do Povo)
Foto/Vídeo: Reprodução/Divulgação

Confira o vídeo de divulgação do projeto

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!