Webdocumentário sobre as sonoridades de São Vicente do Sul estreia nesta quarta-feira (22)
22/09/2021 19:44 em Cultura

 

Qual o som do teu lugar? É com essa provocação que o projeto audiovisual “O Som do Meu Lugar” convida os moradores de São Vicente do Sul à reflexão sobre os sons que habitam essa pequena cidade a 90 km de Santa Maria.

Com estreia marcada para os dias 22, 23 e 24 de setembro, os três episódios do webdocumentário, respectivamente, trazem como tema o som, a música e o lugar, e através de entrevistas constroem uma linha narrativa sobre a subjetividade destes conceitos e como eles podem formar culturalmente as pessoas, seja individualmente ou em comunidade.

Através deste recorte, Igor Tadielo, músico e responsável pela concepção do projeto, aprovado no edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, da Fundação Marcopolo, conta que o intuito é fortalecer a cultura através da arte, investigar os sons presentes na cultura local e conhecer a história do município através da música e do som. “O Som do Meu Lugar reflete sobre a vivência sonora de uma cidade no interior, que assim como muitas outras, estão ligadas não só à questão musical, mas que também ao modo econômico, o modo de viver, vestir, e se relacionar”, revela.

A produção audiovisual tem como cenário lugares tradicionais dos vicentinos como a Praça Borges de Medeiros, o Cerro do Loreto, o Clube Vicentino e o Clube União, e conta com trilha sonora original, criada com base nos enlaces musicais presentes na narrativa. É assinada pelos músicos Igor Tadielo (Violão e Voz), Ronison Borba (acordeon), Matheuzinho Schuch (bateria) e Diogo Mattos. Já o roteiro, a montagem e direção são do diretor, Leo Roat.

A produção poderá ser conferida a partir das 20h36min desta quarta-feira (22) no IGTV (Instagram) e também no canal do projeto no Youtube.

 

Texto/Fotos: Laura Azevedo/Assessoria de Comunicação

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!