Defesa Civil distribui reservatórios de água para amenizar efeitos da estiagem em 20 municípios do estado
07/01/2020 16:32 em Geral

 

A estiagem que atinge o Rio Grande do Sul desde o fim do ano passado tem alterado a rotina de moradores de bairros e da zona rural de vários municípios. Para tentar amenizar a falta de chuvas e a escassez de água em muitas localidades, a Defesa Civil Estadual tem distribuído preventivamente reservatórios móveis de água com capacidade para 3500 litros como forma de resolver de forma pontual e paliativa a falta de água a moradores das regiões afetadas.

Segundo informações da Defesa Civil 32 reservatórios já foram distribuídos em 20 cidades do estado. As regiões mais afetadas com a estiagem são Vale do Taquari, Litoral e região Sul. A estiagem também tem trazido prejuízos a lavouras de milho e soja, que tem sofrido com a seca, e a estimativa é de perdas irreversíveis nas duas culturas.

No caso do milho, a falta de chuvas no período da floração e enchimento de grãos atrapalhou o plano dos produtores de uma safra maior que a do ano passado. De acordo com dados divulgados pela FC Stone consultoria na última segunda-feira (06), a safra de milho do Rio Grande do Sul está estimada em 4,8 milhões de toneladas, ou seja, uma quebra de 20% em relação à estimativa inicial de 5,948 milhões de toneladas.

Confira a lista de cidades afetadas:
Arroio Grande
Boqueirão do Leão
Camaquã
Canguçu 
Capão do Leão
Cerro Grande do Sul
Cristal
Herval
Jaguarão
Morro Redondo
Pedras Altas 
Pedro Osório
Pinheiro Machado
Piratini
Porto Lucena
Rio Pardo
Santa Vitória do Palmar
São Lourenço
Turuçu
Vale Real

 

Texto: Ronei Bueno (MTE 17785/RS)
Foto: Pixabay

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!