Alunos do IFF de São Vicente do Sul destacam-se na etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais em Brasília
11/10/2016 18:19 em Esportes

 

Foi realizada entre os dias 4 e 9 de outubro em Brasília a etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais. O Rio Grande do Sul foi representado por uma delegação de 42 atletas, sendo 19 deles do Instituto Federal Farroupilha de São Vicente do Sul. Além dos alunos-atletas, a comissão contou com mais 3 professores que chefiaram a parte esportiva e de logística do grupo com os professores Renato Coutinho, treinador da equipe de Handebol masculino, Haury Temp, treinador da equipe de atletismo e Nelci Donadel, o Tchi, Coordenador da delegação.

Para disputar os jogos nacionais em Brasília as equipes ainda precisaram passar por etapas classificatórias locais e regionais. Na primeira etapa as equipes dos campi de todo o Estado enfrentaram-se buscando vaga para a etapa regional, que, por sua vez, reuniu equipes dos Institutos Federais de Santa Catarina e Paraná, para que, a partir de então, fossem conhecidos os atletas que representariam a região Sul nos jogos nacionais.

O IFF Campus São Vicente do Sul esteve representado nas modalidades atletismo, handebol masculino, futsal masculino e judô. Perguntado sobre o desempenho dos alunos vicentenses nos jogos, o professor Renato Coutinho foi categórico: “Excelente”. Os alunos conseguiram um belo resultado, figurando em diversos pódios, tanto nos esportes por equipe como nos esportes individuais.

Para competir, os alunos são incentivados por meio do programa Bolsa Atleta que destina valores para que os alunos-atletas supram suas necessidades de materiais esportivos. Mas só habilidade, técnica e resultados não bastam para garantir vaga nas delegações que viajam para as competições. O desempenho escolar também influencia no momento da formação dos atletas.

“Existe um acompanhamento. Nós temos um regulamento que envolve a parte disciplinar do aluno. Ele tem que ter bom comportamento, frequência em aula. Não basta ser um bom atleta, tem que ser um bom estudante também” – destaca Renato Coutinho.

Confira quem são e o desempenho dos alunos do IFF Campus de São Vicente do Sul na etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais.

Primeiro lugar 4x400m (bicampeonato) - Humberto Soares, Deivisson Rezer, Rafael Schubert e Venâncio Leocádio.

Primeiro lugar e recorde brasileiro arremesso de peso (bicampeonato): Felipe Machado.

Segundo lugar lançamento do disco - Felipe Machado.

Segundo Lugar 400m - Humberto Soares.

Terceiro Lugar 4x100 - Humberto Soares, Venâncio Leocádio, Tales Alves e João Felipe.

Terceiro Lugar 800m - Rafael Schubert.

Terceiro Lugar Judô: Ezequiel Hedlund.

Terceiro Lugar Futsal Masculino: Elio Simões, Rômulo Gabriel e Everton Rodrigues.

Quinto Lugar Handebol Masculino: Andriel Paz, Eduardo Ivan, Esequiel Aguiar, Felipe Machado, Guilherme Todendi, Gustavo Coutinho, Lucas Silveira, Marcos Pires e Pedro Rumpel.

 

 

Texto: Ronei Bueno
Fotos: Arquivo Pessoal/Renato Coutinho/Divulgação

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!