Cercamento eletrônico ajuda na solução de crimes em São Vicente do Sul
18/01/2019 09:02 em Segurança

 

O município já tem colhido bons resultados após a instalação das câmeras de monitoramento na cidade. Quem garante isso é o juiz da comarca de São Vicente do Sul, Thiago Tristão Lima. De acordo com o magistrado, três casos já foram elucidados graças à instalação dos equipamentos de segurança. Dois crimes dizem respeito a roubo, inclusive um deles culminando com a prisão do suspeito, e outro sobre acidente de trânsito.

A instalação das câmeras de segurança, também chamado de cercamento eletrônico, foi muito discutido na cidade e foi viabilizado graças a uma parceria entre o poder público – Legislativo, Executivo e Judiciário – e entidades privadas. Segundo Tristão Lima, está em andamento a negociação de um convênio do município com o Estado para que as câmeras possam ser acompanhadas 24h por dia em uma central de imagens instalada no quartel da Brigada Militar. A liberação de verbas para a reforma do quartel da Brigada, inclusive, já seria uma ação estratégica para que uma sala fosse preparada no batalhão para receber essa central.

O convênio do município com o Estado, de acordo com o juiz, também colaboraria para que o serviço possa ser aprimorado. Os altos custos com manutenção (fibra óptica, internet, câmeras, central de imagens) é bastante elevado e novas instalações ou aperfeiçoamentos estariam comprometidos devido à escassez de recursos próprios no município.


Verbas do Judiciário

Há previsão para o mês de abril a abertura de edital para pleitear verbas junto ao judiciário. Entidades governamentais e instituições privadas com fundo social devem fazer um projeto, segundo as suas necessidades e submetê-lo ao edital. As verbas são provenientes de penas alternativas (penas de prestação pecuniária) aplicadas na comarca de São Vicente do Sul e que, normalmente, são enviadas para o Tribunal de Justiça em Porto Alegre, porém, graças à resolução 154 do CNJ, podem ser distribuídas entre as entidades do município.

Texto/Foto: Ronei Bueno

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!