Cabanha de São Vicente do Sul é destaque em feira de ovinos no Sul do estado
14/02/2017 04:14 em Rural

 

A Cabanha La Pulperia, de São Vicente do Sul, foi destaque na edição 2017 da Feovelha – Feira e Festa Estadual da Ovelha – realizada no final do mês de janeiro em Pinheiro Machado, cidade distante a 90km de Bagé. Como resultado final da feira, a cabanha foi agraciada com duas honrarias, ganhando o prêmio de Campeão Borrego Menor e Reservada Borrega Júnior da raça Ideal.

A cabanha está localizada na Palma, tem um ano de existência e é gerida por dois sócios: Luiz Gustavo Dal Osto e Giuliano Zamprogna. De acordo com Dal Osto a premiação foi recebida com um certo ar de espanto e incredulidade. Os dois custaram a acreditar na precocidade do reconhecimento do trabalho desenvolvido mas afirmam que isso é um estimulante para traçar caminhos e demonstra que o percurso já percorrido não foi em vão.

Luiz Gustavo Dal Osto conta que a criação de ovinos é uma herança de família e que o fato de já ter conhecimento com o trato dos animais, que vem desde o tempo dos avós, foi determinante para fazer essa escolha. Além disso, buscou conhecer o mercado, adequou as possibilidades à sua realidade estudando os modos de gerenciamento da criação e aprofundou seu conhecimento:

–Eu venho pesquisando há três anos já, saindo em feiras, acompanhando. Meu pai era criador de Ideal, meu avô era criador Ideal – relata o pecuarista.

Embora já tenha colhido ótimos resultados, o ovinocultor aponta para as dificuldades e falta de apoio de políticas públicas que ofereçam uma maior seguridade aos pecuaristas que se lançam no ramo. Outra dificuldade relatada por Dal Osto é a falta de uma associação de criadores de ovinos no município. Segundo ele, a formação de uma coalizão de produtores poderia alavancar a criação e voltar a atenção da população e do mercado para a carne ovina, além de haver uma troca de conhecimento entre os criadores. Dal Osto chegou a fomentar o desejo da criação de uma feira dedicada à criação ou uma mostra incorporada à Fecobat – Feira Estadual do Comércio e da Batata Doce - tradicional festa que ocorre no município.

Mesmo embalado pelo ótimo começo do empreendimento, Luiz Gustavo Dal Osto fala em cautela quanto a novos investimentos e que é sempre bom estudar as condições antes de qualquer movimentação, mas que há um desejo de ampliar investimentos em qualidade do rebanho e infra estrutura:

­– Agora tudo é muito novo. Vamos ter que esperar chegar o resultado que a gente quer. Quando chegar nesse resultado, que eu achava que iria demorar uns cinco anos mas parece que demorará menos, aí sim, partiremos pra um investimento em infraestrutura maior.

O próximo passo dos criadores é a Fenovinos – Feira Nacional Rotativa de Ovinos – que será realizada no mês de maio em Tupanciretã.

 

Texto: Ronei Bueno
Fotos: Luiz Gustavo Dal Osto/Arquivo Pessoal/Divulgação

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!